quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Projeto Residencial em Estrutura Metálica

Ser arquiteta me proporciona muita alegria e satisfação... Acredito que amar o que se faz é o primeiro passo para a realização profissional. Hoje me sinto realizada, estou encerrando 2015 com a sensação de dever cumprido e à espera de muitos sonhos que serão concretizados em breve ! 

O projeto dessa publicação é, após 18 anos, a minha PRIMEIRA CONCEPÇÃO RESIDENCIAL EM ESTRUTURA METÁLICA. Uma paixão desde os tempos em que cursava arquitetura e tomei conhecimento pelo sistema construtivo versátil, eficiente, ágil e de grandes possibilidades. Posso dizer que hoje, o sonho que se realiza é o meu... 


Uma casa com estrutura aparente, vãos abertos integrados e o aconchego para abrigar uma família que valoriza o convívio social, a praticidade no dia a dia e o contato com a natureza.


Trabalhei a estrutura aparente x alvenaria x painéis de esquadrias com vidro e revestimento em pedra. 
Tudo em equilíbrio, sem exageros.




Utilizei brises verticais para proporcionar privacidade e controlar a incidência de luz mesmo sendo essa fachada voltada para o sul pois tais elementos proporcionam bons resultados também no aspecto estético da arquitetura. 


Na varanda dos fundos, propus uma cobertura em pergolado metálico com vidro laminado opaco que cobre inclusive a sauna localizada no bloco de alvenaria que avança.