Esse tal conforto ambiental

Semana passada um cliente me perguntou o que era esse tal conforto ambiental que eu tanto falava. Então fui explicá-lo e depois de escutar as minhas considerações, ele mesmo concluiu a sua fundamental importância em qualquer projeto de arquitetura. 
Minha intenção é orientar de forma clara com uma linguagem informal o que muitos desconhecem na hora de buscarem a realização de um sonho de construir a casa onde vai viver com a família, receber os amigos e passar boa parte da vida...

Então vamos lá !!

Projetar em locais com recursos naturais em abundância como é o caso dos condomínios afastados dos centros urbanos tem muitas vantagens que devem ser aproveitadas ao máximo. Insolação, ventilação natural, entornos envolvidos por matas, lagoas, cachoeiras, uma natureza sendo invadida por construções. 

Isso é, para nós, arquitetos, um prato cheio e tirar partido disso só engrandece o projeto. 


INSOLAÇÃO


O sol é a fonte inesgotável de calor e o grande responsável pelo conforto ou "desconforto" ambiental. Saber a posição exata do Norte quando vai adquirir um terreno é importante para não ter surpresas no desenvolvimento do projeto. Muitas pessoas sonham em construir uma casa com uma bela piscina na parte posterior do terreno sem imaginar que aquele local não é o mais adequado para a colocação da mesma por uma simples razão: não receberá sol. 

Projetar uma casa bem iluminada, sem a necessidade de acender luz durante o dia é, além de muito agradável, um respeito ao meio ambiente. O ideal é que as janelas dos quartos estejam, sempre que possível, voltadas para o leste (nascente) para receberam o sol da manhã. As fachadas projetadas com vidros se forem voltadas para o Norte, devem ser protegidas com varandas ou balanços que diminuam a incidência do calor gerado durante todo o dia. Fachadas voltadas para o Sul são ideais para a localização de garagens pois não recebem insolação no decorrer do ano.  Já as placas de aquecimento solar que ficam na cobertura devem estar voltadas e inclinadas para aproveitarem ao máximo a orientação solar. Projetos de casas com telhados coloniais já devem ser pensados desde o estudo preliminar para que as placas não comprometam o visual. O sol evita umidade que pode acarretar o aparecimento de mofo em armários, paredes e causar prejuízos à saúde. Por isso, aproveitar o que ele tem pra nos oferecer é, sem dúvida, fundamental na realização de um projeto. 


Ventilação

Assim como o sol, a ventilação natural contribui muito para o conforto ambiental. Projetar portas e janelas que permitam uma boa troca de ar faz com que a edificação tenha o seu interior sempre renovado pelo simples fato de abrí-las. Todos os cômodos devem ser ventilados, mesmo aqueles que, pelo código de obras do local não tenham essa exigência. Digo isso em função dos diversos benefícios que a ventilação natural traz. 

 

Outro aspecto importante para o conforto ambiental é o pé direito da edificação. Pé direito é a altura do piso ao teto dentro do ambiente. Quando o PD é muito alto num determinado cômodo a tendência é que esse ambiente torne-se mais fresco que os demais com PD mais baixo. Isso porque a concentração do ar quente na parte superior é muito maior em função da diferença de peso. Ar quente sobe e ar frio desce... 
Então, se deseja ter uma casa mais quentinha, leve em consideração essa dica. Dormitórios de edificações em locais quentes e úmidos devem ter forros mais altos, ao contrário daqueles em regiões frias, onde o ideal é projetar forros retos e baixos. 

São muitas as dicas sobre esse assunto, em breve, trarei outras. O importante é saber que onde quer que você vá construir, lembre-se disso e sempre que for possível, aproveite daquilo que o maior arquiteto já projetou.  







Comentários

  1. Oi , Adriana Furst ! É muita sabedoria e capacidade de argumentar tanta coisa fundamental numa bela e grande construção . Projetar tudo com muito amor com este dom dado por Deus ! Parabéns Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário anônimo é a Vovó Bebel ! OK ? Bjs...

    ResponderExcluir
  3. FOI O MELHOR ARTIGO QUE EU LI ATE AGORA SOBRE O ASSUNTO.
    DEUS, O MAIOR ARQUITETO DE TODOS. SHOW!
    PARABENS POR TODO CONTEUDO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindos ao meu blog ! Espero que tenham gostado e fico feliz com seus comentários !

Postagens mais visitadas deste blog

Prédio Comercial com lojas, salas e estacionamento

ANTES E DEPOIS - Reforma de fachada