Escolhendo um terreno

Várias pessoas me pedem orientação na escolha de seus terrenos. Isso é ótimo e ajuda bastante na concepção do projeto pois assim é possível no ato da aquisição do lote mostrar ao cliente os diversos aspectos que devemos considerar ao escolher o local onde será edificada a construção.

Minha dica de hoje é para quem está buscando realizar um projeto em um LOTE DE ESQUINA.

É difícil alguém que não se apaixone por esses lotes pois os mesmos oferecem inúmeras possibilidades de implantação. Porém o que os lotes de esquina têm de diferente em relação aos demais e que, muitas vezes, ninguém atenta para isso é a questão dos afastamentos obrigatórios. Como na maioria dos casos estão voltados para duas ruas, os afastamentos ocupam uma área considerável fazendo com que a área não edificante do terreno se torne maior em relação aos demais que são localizados dentro das quadras (quarteirões).Tendo esse conhecimento e, se possível a orientação prévia de um profissional da área, fica claro como realizar o projeto dos sonhos, sem surpresas e de acordo com as premissas de cada local como foi o caso desses dois projetos que desenvolvi recentemente. São duas situações bem diferentes:

PROJETO 1: 

 Lote com 419 m², voltado para duas ruas com afastamentos de 3,00 metros e divisas lateral e de fundos com afastamento de 1,50 metros.
                                

   
PROJETO 2: 


Lote com 692 m², voltado para duas ruas com afastamentos de 7,00 (fachada principal) e 5,00 metros (fachada secundária), área institucional e demais divisas com afastamento de 2,50 metros.



Então a dica é essa: quando for adquirir um terreno de esquina informe-se antes sobre os afastamentos obrigatórios além do coeficiente de aproveitamento (área total/área do lote) e taxa de ocupação (área de projeção/área do lote) para ter certeza que o projeto que você deseja vai se encaixar no terreno escolhido ! Espero ter ajudado e se precisar de orientações, entre em contato !



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prédio Comercial com lojas, salas e estacionamento

ANTES E DEPOIS - Reforma de fachada